segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mapa Conceitual Tecnologias na Educação


A utilização de tecnologias na educação é um tema bastante complexo. Por um lado temos a escola, em sua essência extremamente conservadora e de outro lado as tecnologias disponíveis, cada vez mais sofisticadas, o professor por não dominar tem medo de mostrar sua fragilidade frente ao aluno, o que causa um travamento neste processo.
Mas tecnologia no meu entendimento é qualquer ferramenta, técnica ou método, que bem aplicado pode garantir a aprendizagem.
Qualquer tecnologia deve ter seu foco na aprendizagem, não mais no ensino. A aprendizagem se revela na descoberta, no envolvimento, na integração, na construção real e tudo isto é a produção de conhecimento com foco na aprendizagem.
As tecnologias educacionais permitem uma nova forma de avaliar, pois ela verifica e preocupa-se com a aprendizagem.
Para concluir as tecnologias educacionais não garantem a qualidade, ela só serve de instrumento, ou seja, a centralidade continua sendo o professor e seu envolvimento com a educação.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Hoje o tema é poluição. Por tratar de um assunto extremamente importante, a minha sugestão é esse vídeo animado, mas que retrata um crime ambiental e também as consequências deste crime. Espero que o vídeo possa contribuir para uma reflexão.

sábado, 10 de julho de 2010

Aula de Quimica

Trata-se de uma animação bem divertida, pois o oxigênio representa um aluno da hora do intervalo, a sua relação com os colegas no pátio da escola, transportando para a química seria a ligação do átomo de oxigênio com outros átomos. Aquedado para alunos do ensino fundamental, séries iniciais até 8ª série. Boa qualidade de som, imagem. O conteúdo deve ser adequado para a série a ser trabalhada, por exemplo se for trabalhar o tema "água" a parte final quando encontra-se com 2 átomos de hidrogênio, formam a água e na 8ª série adequado para trabalhar tabela periódica, entre outras informações. Possui legenda, ou seja, se estivermos em um ambiente que não possuímos som, temos condições de trabalhar. Na escola onde trabalho, tenho condições de executar, pois está temos um bom laboratório de informática, bem equipado, com fone de ouvido, microfone.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Experimento Prático!!! Teste do amido


O amido é um carboidrato presente em muitos alimentos de origem vegetal. O teste para seu reconhecimento é muito simples, mas exige a participação de um adulto, pois se utiliza solução líquida de iodo, facilmente encontrada em farmácias, e que não pode ser ingerida.
O iodo apresenta uma coloração castanho-amarelada que pode manchar as mãos e as roupas. Ao pingar algumas gotas de iodo sobre os alimentos, na presença de amido o iodo muda de cor, tornando-se violeta, roxo ou, às vezes, preto.
Pingue gotas de iodo em alguns alimentos, testando-os para saber se possuem ou não amido.
Façam os testes é muito legal.