quarta-feira, 18 de julho de 2012

RESUMO DO TRABALHO PUBLICADO NOS ANAIS DO PODER ESCOLAR 2012


RESUMO
Este trabalho parte do princípio de que a educação é fundamental no processo de formação do cidadão. Pensando nessa direção, o ensino de ciências se torna uma proposta emergente, seja nas escolas e nos espaços não-formais, como ambientes de trabalho e lazer, para que todos possam discutir os problemas científicos, propondo ideias para uma melhor organização da sociedade e, a partir destes problemas, intervir para atuação em sua comunidade. O projeto de ação “Vinculando Experimentação e Novas Tecnologias no Ensino de Ciências”, foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, em Pelotas, com educandos da 8ª série, do Ensino Fundamental, através da necessidade de formar cidadãos conscientes, participativos e solidários. Desta importância, o projeto buscou desenvolver a sensibilização dos adolescentes através dos conhecimentos de ciências. No espaço da sala de aula e no espaço virtual, utilizando o blog como ferramenta, trabalhou-se conjuntamente conteúdos de ciências (substâncias e misturas), mas também dimensões sociais, econômicas e ambientais, referentes ao petróleo, promovendo durante o processo um debate constante, criando canais de participação e fortalecimento dos educandos em relação à qualidade de vida e ao meio ambiente que estamos inseridos.