quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SISTEMA NERVOSO - 7ª SÉRIE

O sistema nervoso é responsável por coordenar as ações de integradoras de diversos sistemas, como o digestório, o respiratório e o circulatório. As principais funções são: analisar os estímulos recebidos e identificar as ações necessárias (função integradora) e responder aos estímulos, iniciando as ações (função motora). Os estímulos recebidos pelos órgãos sensoriais são convertidos em pequenas correntes elétricas, denominadas impulsos nervosos. É por meio desses impulsos que as informações são processadas e transmitidas ao longo do sistema nervoso.


Os neurônios são células responsáveis pela recepção e pela transmissão dos impulsos nervosos ao longo do sistema nervoso.


Em um neurônio, os impulsos nervosos se deslocam dos dentritos para os axônios, ou seja:

dendritos corpo celular axônio




A transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios ou de um neurônio para outros tecidos ocorre por meio das sinapses. A transmissão dos impulsos nervosos por meio das sinapses ocorre com o auxílio de substâncias químicas chamadas neurotransmissores.

ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Pode ser dividido em duas partes: o Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

É formado pelo encéfalo e pela medula espinal. É neste sistema que os impulsos sensoriais são processados, a memória é armazenada e os pensamentos e emoções são gerados. Também se origina a maioria dos impulsos nervosos que estimulam as contrações musculares e controlam o funcionamento das glândulas.

ENCÉFALO

É um órgão localizado na cavidade do crânio. Ele desempenha diversas funções relacionadas aos sentidos, ao pensamento, à memória, aos sentimentos, à coordenação dos movimentos, entre outras. O encéfalo é um dos maiores órgãos do corpo humano. Nele, podemos identificar regiões distintas, como o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico.
 





CÉREBRO

O cérebro corresponde à maior porção do encéfalo. Ele possui uma grande quantidade de neurônios interligados, que lhe permite realizar tarefas altamente elaboradas. Entre as funções do cérebro podemos citar:

  • a compreensão e a expressão da linguagem;
  • o raciocínio;
  • o armazenamento de informações (memória);




CEREBELO

É uma porção do encéfalo que auxilia na coordenação dos músculos voluntários do corpo. Além disso, o cerebelo auxilia a manter o equilíbrio e a postura do corpo humano.



TRONCO ENCEFÁLICO

Conecta a medula espinal às outras porções que fazem parte do encéfalo. Ele é constituído por três partes: o mesencéfalo, a ponte e o bulbo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário